Processos ANOREG
Protesto de Título
Tabela de Custas


Usuário:
Senha:

ARTIGOS

22/09/2006
ANOREG BR lança novos projetos

Durante o coquetel de abertura do evento, cada nova iniciativa foi apresentada pelos parceiros da Anoreg-BR.

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL NO DF

O presidente do Inoreg - Instituto de Estudos dos Notários e Registradores, José Carlos Fratti, era um dos mais empolgados com o curso de Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral que está sendo trazido para Brasília. Fratti explicou que na fase inicial os cursos eram mais voltados para a qualificação e atualização. Na etapa atual, além destas duas vertentes, o Inoreg está investindo também em especialização, já tendo formado mais de seiscentos alunos, em cursos como este que chega agora à capital do país. Ao todo, mais de dois mil alunos já se beneficiaram das oportunidades de estudos oferecidas pelo Inoreg. “Dizem que eu sou utópico, mas a minha filosofia é que não há desenvolvimento sem cultura e educação. Invisto totalmente na qualificação da atividade notarial e registral. Esta é minha busca, esta é minha meta” afirma José Carlos Fratti.

TREINAMENTO DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES PARA MEDIAÇÃO

O projeto “Justiça em Ação” vai resgatar a vocação histórica dos notários e registradores de serem os conciliadores em suas comunidades. Desta forma, o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, explicou o projeto que vai proporcionar um desafogamento da justiça brasileira. A idéia é capacitar notários, registradores e juizes de paz para orientar e auxiliar o cidadão em relação a direitos básicos como, por exemplo, o registro de nascimento, bem como na resolução dos conflitos cotidianos. Durante o lançamento dos novos projetos da Anoreg-BR, foi assinado um convênio com a Associação dos Magistrados do Brasil, com a interveniencia do Ministério da Justiça e das Anoregs Estaduais, para a implantação imediata do projeto. Segundo Bacellar, a primeira turma de “verdadeiros juízes pacificadores” já recebeu o treinamento com sucesso em Campo Grande, realizado pela presidente Paulo Pedra, na sede Anoreg-MS. O presidente da Anoreg BR ressaltou a importância do apoio da Associação dos Magistrados do Brasil a este projeto. A entidade conta com mais de quinze mil juízes, magistrados estaduais, federais e de trabalho. O “Justiça em Ação” é coordenado pela Rares, Rede Anoreg de Responsabilidade Social, uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público criada para os notários e registradores, que possibilita uma união do trabalho social que é desenvolvido em todo o país.

APRESENTAÇÃO DE ITENS DE SEGURANÇA PARA VALORIZAR DOCUMENTOS

No evento, o representante da fabricante francesa Arjo Wiggins fez uma apresentação dos principais pontos, comuns a todas as empresas, que beneficiarão a categoria no caso de adotar um papel padrão com mecanismos de segurança. Foram apresentadas tecnologias de ponta que permitem que o papel se auto destrua em caso de tentativa de lavagem do documento para falsificação, implante de chip, marca d”água na produção do papel (o que impede o scaneamento para falsificação) e outros mecanismos que impedem a ação dos falsários.

O presidente da Anoreg-BR ressaltou que está em busca de uma parceria que garanta vantagens à categoria mas que não onere o pequeno cartório. Se implantado, o papel de segurança vai valorizar ainda mais as certidões emitidas pelos cartórios que passarão a oferecer um produto melhor ao cidadão.

SEGURO ESPECIAL PARA NOTÁRIOS E REGISTRADORES

Notários e registradores agora passam a ter a oportunidade única de contratar seguros criados para a categoria, com coberturas diferenciadas e preços especiais.

“Uma parceria de gigantes permitiu que isto acontecesse” explicou o representante da Corretora Bruxelas, Jadir Gomes da Silva, ao definir a combinação da Anoreg-BR, que representa mais de vinte e dois mil cartórios em todo o país com a AIG, maior seguradora do mundo. “A AIG é uma empresa sólida que teve em 2005 um lucro de U$ 10.9 Bilhões e atende mais de cinqüenta milhões de clientes” afirmou o superintendente Emerson Pinheiro Valentim, também presente no evento.

Jadir Silva apresentou os novos produtos: Vida em Grupo, R.C. Notário, Multi Risco Empresarial. Este último inclui cobertura contra incêndio, vendaval, raio e explosão ; recomposição de arquivos e documentos e roubo ou furto qualificado no interior do cartório e seguro de responsabilidade civil. Ele disse ainda que representantes da Corretora Bruxelas irão visitar todos os cartórios ao longo de 2007 e foi criada uma central de atendimento específica para a ANOREG BR onde Notários e Registradores, interessados em conhecer e adquirir os novos produtos podem ligar gratuitamente: 0800 644 8181.

BACELLAR REAFIRMA SEU COMPROMISSO COM A CATEGORIA

ara Rogério Portugal Bacellar, todos estes projetos têm uma única meta: valorizar o trabalho de Notários e Registradores. “O importante é conscientizar a categoria para a importância de cada uma destas ações. Não se pode forçar nada, o seguro é facultativo, para dar maior tranqüilidade. O papel de segurança além do combate à fraude nos permite oferecer um produto melhor e mais confiável ao cidadão. Os cursos melhoram a qualificação do nosso pessoal e a mediação nos aproxima mais da comunidade” afirmou Bacellar.

O presidente da Anoreg-BR disse ainda que “Nossa meta é atender a TODOS os cartórios sem excluir nenhum, sobretudo os mais distantes e com menores possibilidades de ter acesso às informações e novidades. Nossa categoria só vai crescer com muita união e solidariedade entre os cartórios de todo o país. Todas as nossas ações são e serão sempre neste sentido”

JANTAR ENCERRA APRESENTAÇÃO DE NOVOS PROJETOS

Ao final das apresentações todos os participantes foram convidados para um jantar de confraternização. O clima agradável permitiu a troca de idéias entre os participantes. O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça que acompanhou todas as apresentações dos novos projetos, conversou animadamente com o desembargador Luiz Sérgio Neiva, do Paraná.

Marivaldo Pereira e Wagner Costa do Ministério da Justiça estiveram presentes junto com André Gomma de Azevedo, da Associação dos Magistrados do Brasil. Estiveram presidentes também, José Emygdio de Carvalho, o presidente da Arpen Brasil, Ary José de Lima, presidente da Anoreg-SP, Paulo Pedra, presidente da Anoreg-MS, Luiz Geraldo Correa Silva, presidente da Anoreg-PE, José Marcelo de Castro Filho, presidente da Anoreg-AM, Estelita Nunes, vice-presidente da Anoreg-SE, José Carlos Fratti, presidente do Inoreg e ex-presidente da Anoreg-PR, Fabrício Pimentel, representando a Anoreg-RJ, Válber Azevedo, representando a Anoreg-PB, Francisco Soares, representando a Arpen-PE, André de Oliveira Leite, representando o Recivil-MG, João Norberto, presidente do IEPTB-PR, Mc Arthur di Andrade, presidente da Anoreg-DF, José Batista, presidente do IETPB – DF, a maioria dos notários e registradores do Distrito Federal, além de autoridades locais.

Aproveitando a oportunidade, informalmente, Rogério Bacellar fez um convite para a categoria participar do VIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado de 20 a 24 de novembro em Brasília. “Esta é uma oportunidade imperdível para a troca de experiências e um contato de perto com o nosso trabalho aqui em Brasília. Nosso sucesso depende de cada cartório. Tudo o que fazemos só tem sentido porque é feito para cada representante de nossa categoria. Por isto, é muito importante estarmos juntos, para reafirmarmos compromissos e buscarmos atender novas demandas” enfatizou Bacellar.

Fonte: http://www.anoreg.org.br/ (22/09/2006)

Informativo
Busca de Artigos
Artigos
Artigo: Os tipos de usucapião e suas formas de aquisição - Bernardo César Coura
Artigo: Penhora de parte de prédio e da sua registrabilidade - Madalena Teixeira
Artigo: Penhora de imóvel ou de direitos? - Sérgio Jacomino
Artigo: Eliminação da exigência de legalização de documentos públicos estrangeiros - Mauro Takahashi e Mirella Almeida
Artigo: A função Notarial na atualidade - Mary Jane Lessa
Artigo: Novo CPC não recriou ou restaurou a separação judicial - Paulo Lôbo
Artigo: Abolição do reconhecimento de firma, um retrocesso - Alexsandro Feitosa
Artigo: As Escrituras Públicas - Arthur Del Guércio Neto
Leia mais...
 
| CONHEÇA A ANOREG | CARTÓRIOS DO DF | PROCESSOS ANOREG - CEF / GDF | NOTÍCIAS |
| PROTESTO DE TÍTULOS | REGISTRO DE FIRMAS | REGISTRO DE IMÓVEIS |
| SINAL PÚBLICO | TABELA DE CUSTAS | FALE CONOSCO |