O governador Joaquim Roriz (PMDB) se comprometeu a entregar as escrituras dos terrenos da Vila Planalto até o fim deste ano. A declaração foi ontem, durante a inauguração da via L4, quando os moradores exibiram várias faixas exigindo a posse definitiva dos terrenos para os pioneiros da Vila.
- Não tenho como dizer o dia ou mês, pois existem alguns tramites burocráticos. Mas afirmo que será antes do término do meu governo - garantiu.
O clima de comício mais uma vez marcou a solenidade de entrega da obra da via L4. O palanque foi pequeno para tantos convidados que tiveram de se apertar sob forte calor que fez alguns populares sentirem-se mal.
Entre os convidados, a deputada Eurides Brito foi muito elogiada pelo governador. Ele afirmou que deputada, ''desempenhou com esmero e competência o cargo de secretária da Educação do Distrito Federal''.
Roriz seguiu a mesma postura que tem adotado há meses. Citou os nomes dos quatro aliados que disputam a sua indicação para a eleição de 2006 e pediu que os populares prestassem atenção aos nomes, mas não deu qualquer pista sobre o escolhido. Ao comentar quando tornará pública a sua decisão, o governador disse ainda ser muito cedo.
- Temos muito tempo pela frente. A responsabilidade é muito grande. Temos um quatro com muitos nomes capazes de continuar esse trabalho. Pelo a Deus que me ilumine para chegarmos a um entendimento e escolher a pessoa que agrade ao povo - disse Roriz reconhecendo que está numa ''tremenda saia justa''.
Investimento - A duplicação da L4 que acaba de ser entregue a população, custou R$ 41,5 milhões e durou 10 meses. De acordo com as projeções, circulavam por ela 30 mil veículos por dia, mas com as adaptações da obra, o fluxo deve passar 50 mil veículos dia. Esse balanço foi apresentado pelo secretário da Agência de Infra-Estrutura, Tadeu Filippelli.
- Essa obra muda filosoficamente o deslocamento no Plano Piloto. Ela liga a ponta da Asa Sul a ponta da Asa Norte, de forma direta, sem cruzamento, sem semáforo, com segurança e conforto iguais ao do Eixão - comparou.
Segundo Filippelli a próxima etapa será a duplicação da L3, a ser lançada nos próximos 30 dias.
-Já preparamos a L4 Norte quando fizemos o viaduto e duplicamos a avenida que liga L4 Norte e L2 Norte. A L3 vai sair de um entroncamento já duplicado e vamos eliminar congestionamento da chegada da UnB - disse.
Nos próximos 30 dias devem ser inaugurados a segunda etapa do Centro de Convenções e o viaduto de ligação da DF 290 com a BR-040, na divisa com Valparaíso (GO).
Fonte: Jornal do Brasil (26/08/2005)
|