Disponível há quase dois meses, o serviço de certidão on-line oferecido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem correspondido às expectativas dos usuários. Por meio de uma enquete eletrônica permanente organizada pela Ouvidoria-Geral, desde o dia 17 de março os internautas podem opinar sobre esse e outros serviços do Tribunal diretamente no site da instituição. A certidão on-line obteve 79% de aprovação daqueles que responderam à pesquisa.
A intenção da Ouvidoria do STJ é renovar mensalmente os assuntos tratados na enquete, sempre com o intuito de obter a participação dos cidadãos acerca de temas que dizem respeito ao Tribunal e, mais amplamente, à Justiça. Com isso, quer não só melhorar cada vez mais os serviços prestados à população, como democratizar o espaço para receber todas as opiniões.
O ouvidor-geral, Cezar Degraf Matheus, avalia que o desafio agora é estimular a participação dos internautas que acessam o site e fazê-los ir além. "Queremos as sugestões, as críticas, as denúncias e os elogios de todos os que procuram nosso serviço", afirma. Para o ouvidor, quando alguém insatisfeito escreve para o STJ, presta um favor para o Tribunal e para si mesmo. "Afinal, a crítica leva ao aperfeiçoamento do que fazemos, o que beneficia o próprio cidadão", conclui Degraf.
O serviço de emissão da "certidão de andamento" on-line permite aos usuários a obtenção, de forma facilitada e automática, das informações do andamento processual relativas aos feitos que tramitam no STJ. Não são fornecidas certidões referentes a processos que ainda não tenham sido distribuídos no STJ, bem como àqueles que correm em segredo de justiça.
O acesso à enquete se dá por diferentes caminhos no site do STJ. Na página inicial há um banner (bandeira) à direita com a pergunta "O que você acha?". Clicando sobre essa imagem, o usuário encontra diretamente a enquete do mês. Também em qualquer outra seção do site, logo abaixo da imagem da fachada do STJ, há o link com a mesma pergunta, que também leva à pesquisa.
O resultado é parcial, visto que a pesquisa sobre a certidão on-line ficará disponível no site até a próxima quarta-feira, dia 11, quando uma nova pergunta será publicada, desta vez, a respeito do Diário da Justiça on-line.
O projeto "Pesquisa de Satisfação ao Usuário" faz parte das metas definidas pelo Tribunal para 2005 e é desenvolvido em parceria com os Núcleos de Planejamento Estratégico, Programação Visual e Secretaria de Tecnologia da Informação e das Comunicações.
Fonte: Site do STJ (09/05/2005)
|