Na última quinta-feira, 09, foi realizada a primeira reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e o novo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes. O objetivo do encontro foi debater a integração da reforma agrária com a política do desenvolvimento territorial.
Durante a reunião, Carlos Guedes falou da relação das ações do Incra com o Plano Brasil Sem Miséria (PBSM). “O Instituto tem a meta de triplicar o número de assentados atendidos, de 15 mil para 45 mil e, nessa estratégia, pretendemos combinar o trabalho de assistência técnica com a comercialização”, afirmou ele. A proposta do novo presidente é integrar as ações do Incra com as ações do MDA.
O secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, avaliou o encontro como muito oportuno, pois aproxima a política de desenvolvimento territorial das ações do Incra. “O debate sobre a reforma agrária é latente e acreditamos que o fortalecimento da base de desenvolvimento deva ser o ponto de partida das ações do Incra. Temos hoje um levantamento de 90 territórios que possuem Planos Territoriais de Desenvolvimento Territorial (PTDRS) com demanda qualificada da reforma agrária, desde o acesso à terra, passando pela regularização fundiária, sustentabilidade ambiental e econômica das áreas”, destacou ele.
Entre os encaminhamentos ficou definido que: Incra e SDT vão aproximar suas ações no âmbito do Plano Brasil sem Miséria; vai ser avaliado como os territórios podem ajudar nas ações com 50 mil famílias de assentados e acampados; serão ainda avaliadas quais ações do Incra que podem dialogar com o Programa Territórios da Cidadania (PTC); e deve haver uma maior aproximação das superintendências do Instituto com a política territorial.
Fonte: Site do INCRA
|