No período da tarde da terça-feira (31.08) no hotel Conrad, em Punta Del Este, a primeira palestra abordou o tema "As técnicas de conciliação e mediação como solução dos problemas judiciais e exrajudiciais", com os palestrantes Roberto Bacellar (juiz de direito no Paraná e diretor da Escola Nacional da Magistratura - ENM) juntamente com Ana Maria Guzmán (juíza em Montevidéo, no Uruguay).
Nessa mesa, o presidente dos trabalhos foi Luiz Carlos Wizenmann, presidente da Anoreg-RS e vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil.
Em seguida, foi tratado sobre o tema "Paco antenupcial e a escolha do regime de bens: um estudo comparado", com o prof. Christiano Cassettari (advogado e coordenador da ENNOR) e com o vice-presidente de registro civil Mario Camargo (tabelião atualmente em São Paulo). Para debater os trabalhos, foi convidado o prof. Zeno Veloso (tabelião em Belém/PA).
Antes de encerrar formalmente as palestras, o presidente Rogério Portugal Bacellar fez inúmeros elogios e agradecimentos aos colegas uruguaios, bem como a todos palestrantes, diretores, presidentes das Anoregs regionais e de institutos membros que compareceram ao Fórum Internacional de Integração Juridica, Notarial e de Registro. Foi, realmente, uma oportunidade para demonstrar a importância dos debates entre o segmento, juízes, desembargadores e ministros, na América Latina.
Foi lançada a idéia da realização do III Fórum em Assunção (Paraguai) ou em Lima (Peru). Será amplamente divulgado pelo site da Anoreg-BR.
(fonte: Assessoria de Imprena da Anoreg-BR)
|