No último dia 24 de julho, no Hotel Tropical Araxá, foi criada a RARES - Rede ANOREG de Responsabilidade Social e foi aprovado o Prêmio de Qualidade Total para os Cartórios Brasileiros. O regulamento do Prêmio será divulgado em matéria separada.
A RARES é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com a finalidade de contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Cada um dos
mais de vinte mil cartórios do país será um posto da entidade, com suas propostas
e programas específicos para cada comunidade. Baseada em valores de respeito ao
individuo, transparência, compaixão e integração social, a RARES contribuirá
para um Brasil mais justo.
Esta entidade é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Púlico regulada pela Lei nº 9.790/99, que tem como o objetivo a atuação social, a defesa de direitos e a proteção do meio ambiente, com modelos alternativos de crédito. Uma conquista da OSCIP foi a possibilidade de captação de recursos públicos por meio do "Termo de Parceria", que é o instrumento passível de ser firmado entre o Poder Público e as entidades qualificadas, destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução das atividades e interesse público. Outra característica da OSCIP é a possibilidade de remunerar seus dirigentes. Quanto ao impacto fical de tal atitude, este deverá ser analisado por um profissional habilitado, que indicará as peculiaridade de cada caso de acordo com a legislação em vigor.
Um fato relevante para a RARES é que as pessoas jurídicas doadoras poderão deduzir a doação realizada de seu imposto de renda até o liminte de 2% do lucro operacional.
A Diretoria da RARES terá como membros os próprios Presidentes das ANOREGs Estaduais e suas esposas, sendo o presidente o atual da ANOREG-BR, Rogério Portugal Bacellar, e a vice-presidente, sua esposa, Josana Arco Verde Bacellar.
O evento foi presidido por Rogério Bacellar e contou com a participação do representante do prefeito de Araxá, Dr. Benedito Costa, dos Diretores da ANOREG-BR, Maurício Leonardo (MG) e sua esposa, Wolfgang Jorge Coelho (MG) e sua esposa, Ary José de Lima (SP) e sua esposa, José Carlos Fratti (PR) e sua esposa, José Maria Siviero (SP), José Marcelo de Castro Lima Filho (AM), José Carlos Eduardo Leite Penteado (RJ), Adão Freitas (RS), Adla Bastos (PR), Patrícia Barros (RO) e Estelita Nunes de Oliveira (SE, além dos titulares da própria cidade e alguns das cidades vizinhas. O Encontro teve a colaboração da empresa DIGISELO.
Fonte: Anoreg-BR
|