O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Maurício Coelho, participou na última sexta-feira (4) das discussões ocorridas sobre a massificação da certificação digital ICP-Brasil na sede da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - Fenacon.
Segundo Coelho, a utilização dos certificados digitais pelos empreendedores individuais, micro e pequeno empresariado ainda se configura como um desafio para todo o Brasil desde o ITI, que é o ente responsável por promover a difusão da tecnologia do certificado digital até os entes privados que a comercializam. "Em 2008, houve a criação do "Programa Nacional Integrado de Disseminação da Certificação Digital para Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Agora, retomamos as discussões com foco em que ações de massificação incluam os que ainda não possuem certificados. Discutiremos e apresentaremos propostas sobre preços, marketing de benefícios diretos ao cidadão, logística e conscientização sobre o uso dos certificados digitais", destacou o diretor.
Para o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, o encontro foi fundamental no sentido de abrir a discussão sobre o tema. "Precisamos dar publicidade aos grandes benefícios que a certificação digital pode trazer, no sentido de reduzir a burocracia e facilitar a vida de todos", afirmou. O encontro contou com a participação do presidente da entidade, Valdir Pietrobon, e de representantes das seguintes entidades: Instituto Fenacon, Sebrae, Certisign, Serpro, Serasa, Correios, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e Caixa Econômica Federal (CEF).
Fonte : Site: ITI
|