Processos ANOREG
Protesto de Título
Tabela de Custas


Usuário:
Senha:

NOTÍCIAS

11/07/2011
Sedhab realiza primeira entrega de apartamentos no Bairro Jardins Mangueiral
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou neste sábado (9/7) as unidades habitacionais do primeiro condomínio do Setor Habitacional Jardins Mangueiral. São 420 unidades prontas na Quadra 12 - Condomínio Jardins das Mangabeiras. Destas, 78 são casas de dois quartos, 150 casas de três quartos e 192 apartamentos de dois quartos. Outras 634 unidades já estão prontas na região. A expectativa é entregar 8 mil moradias no local até 2013.

Os 60 moradores que já assinaram o contrato de financiamento imobiliário com a Caixa Econômica Federal (CEF) receberam hoje as chaves e poderão realizar suas mudanças a partir de segunda-feira (11/7). Mais 120 pessoas já tiveram o crédito aprovado pela CEF e o contrato está em fase de formalização. Até o momento, 1.378 candidatos estão aptos a adquirir um imóvel no empreendimento.

"Estabelecemos critérios claros, transparentes, que poderão ser acompanhados pela população. Isso significa uma mudança radical na política habitacional do GDF, que agora é feita com legalidade, planejamento e infraestrutura", declarou o governador Agnelo Queiroz ao comentar o modo como foi definida a ordem de entrega dos imóveis. "As casas são compradas de acordo com a renda das pessoas. Sessenta por cento dos que estão aqui recebem até três salários mínimos por mês", completou.

Para garantir legalidade, transparência e lisura na entrega das unidades residenciais, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) decidiu fazer uma operação "pente-fino" nos processos internos, pois existiam muitas irregularidades que precisavam ser sanadas. Na análise, 673 processos foram indeferidos.

O intuito era garantir o cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade, moralidade e publicidade, além de preservar os direitos individuais dos beneficiários. Para tanto, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) está analisando todos os processos com base na Lei nº 3.877, de 26 de junho de 2006, que dispõe sobre a Política Habitacional do DF.

"Fizemos um trabalho de depuração da lista antiga, que foi alvo de denúncias de irregularidades e favorecimentos, resultando em investigação policial", lembrou o titular da Sedhab, Geraldo Magela. Ele anunciou ainda uma nova etapa na política habitacional do Distrito Federal. "Começaremos na segunda-feira um novo cadastro, com inscrições pela internet, para elaborar uma nova lista, dentro dos princípios da legalidade", antecipou.

No dia 10 de março, a Sedhab publicou o Edital 01/2011, que anulou os editais de habilitação publicados na gestão passada e estipulou prazo de até 60 dias para conclusão da análise de todos os processos. Já no dia 12 de maio, a Sedhab e a Codhab divulgaram a conclusão da análise dos processos dos 3.214 candidatos à aquisição dos imóveis, cujos nomes haviam sido publicados como habilitados no DODF até dezembro de 2010.

A partir de agora, inicia-se a análise dos 4.600 processos que foram formalizados no ano de 2010.

Acompanhe o processo de habilitação dos candidatos

Após a análise dos processos, os candidatos que atenderam aos critérios estabelecidos na legislação foram habilitados à aquisição de unidades habitacionais, com publicação dos resultados paulatinamente no DODF:

§ Edital 01/2011: publicado no dia 10 de março, que anulou os editais de habilitação publicados na gestão passada e estipula o prazo de até 60 dias para conclusão da análise de todos os processos;

§ Edital 02/2011: publicado no dia 15 de março;§ Edital 03/2011(*): (re) publicado no dia 05 de maio;

§ Edital 04/2011: publicado no dia 31 de março;§ Edital 06/2011 (*): (re) publicado no dia 07 de abril;

§ Edital 08/2011: publicado no dia 13 de abril;§ Edital 09/2011: publicado no dia 03 de maio;

§ Edital 10/2011: publicado no dia 12 de maio. Sedhab e Codhab concluíram a análise dos processos dos 3.214 candidatos inscritos na Codhab para aquisição dos imóveis, cujos nomes haviam sido publicados como habilitados no DODF até dezembro de 2010;

§ Edital 11/2011: publicado no dia 24 de maio;§ Edital 15/2011: publicado no dia 28 de junho.

Jardins Mangueiral

O projeto Jardins Mangueiral é fruto da primeira Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país - um conceito único e inovador de moradia com qualidade de vida em um bairro totalmente planejado, com infraestrutura urbana de água, esgoto, iluminação pública, ruas pavimentadas e urbanizadas com lazer e segurança para os cerca de 30 mil moradores.

Implantado ao longo da DF-463, em São Sebastião, o Setor Habitacional Jardins Mangueiral ocupa uma área de 200 hectares, onde serão construídas 8 mil unidades habitacionais, divididas em 15 quadras condominiais, com três tipos de habitação: casas de dois e três quartos e apartamentos de dois quartos. Os candidatos devem ter renda mensal de até 12 salários mínimos.

Estiveram presentes à solenidade o secretário Particular do Governador, Bolivar Rocha, os secretários de Assuntos Estratégicos, Newton Lins, e de Publicidade Institucional, Abimael Nunes; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Rogério Leão; o secretário-adjunto de Habitação, Rafael Oliveira; os administradores regionais de São Sebastião, Janine Rodrigues, do Jardim Botânico, César Lacerda, do Varjão, José Maria dos Santos; a secretária-executiva do Grupo de Análise de Parcelamentos do GDF (Grupar), Lene Santiago; a deputada federal Érika Kokay; os deputados distritais Wasny de Roure (líder do governo na Câmara Legislativa), Chico Vigilante, Evandro Garla; a superintendente da Caixa Econômica Federal no DF, Teresa Cristina Montalvão, o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Adalberto Valadão, e o presidente da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), Alan Guerra, entre outras autoridades.

Fonte: Agência Brasília

Informativo
Notícias
Jurisprudencia: Paternidade Socioafetiva. Interesse do Menor.
Jurisprudencia: Penhorabilidade do Bem de Familia. Alegaçao Tardia e Onus da Prova.
TJGO: Construtora e comprador devem quitar dívida de IPTU enquanto imóvel não for transferido
TRF1: Mesmo sem morar no imóvel família garante impenhorabilidade
Brasil quer modernizar legislação para garantir direitos de migrantes
Publicado provimento sobre implantação do Selo Eletrônico em Goiás
Noivo da vítima não tem legitimidade para pedir indenização por morte
Condomínio pode ser equiparado a microempresa
Norma do CNJ facilita viagem de criança ao exterior
CNJ regulamenta registro de nascimento de indígenas
Leia mais...
 
Notícias Destaques
22/03/2016 | CNJ: Corregedoria regulamenta sistema eletrônico de registro...
22/03/2016 | Empresas & Negócios: Novo Código de Processo Civil amplia at...
22/03/2016 | Confiança dos brasileiros nos Cartórios é destaque em pesqui...
11/03/2016 | Escrituras de imóveis beneficiam 370 famílias no Distrito Fe...
10/03/2016 | STJ: Não é possível acrescentar área em processo de retifica...
10/03/2016 | CPC de 2015 torna divórcio imediato
09/12/2015 | Ministério da Justiça da China estreita laços com notariado ...
 
| CONHEÇA A ANOREG | CARTÓRIOS DO DF | PROCESSOS ANOREG - CEF / GDF | NOTÍCIAS |
| PROTESTO DE TÍTULOS | REGISTRO DE FIRMAS | REGISTRO DE IMÓVEIS |
| SINAL PÚBLICO | TABELA DE CUSTAS | FALE CONOSCO |