Sem alarde, nesta quinta-feira, Wagner Barbosa Paes foi afastado do Cartório Único de Gloria de Goitá, como consequência de graves irregularidades, dentre elas o endividamento da serventia em mais de 150 mil reais. Ontem mesmo o corregedor geral de Justiça, Bartolomeu Bueno, nomeou para substituí-lo o titular da comarca de Bonito, Lamartine Cavalcanti Alves.
Inspeção realizada pelo corregedor auxiliar juiz Janduhy Finizola da Cunha Filho concluiu que Wagner Paes, que estava à frente do cartório como substituto, já que o titular falecera, acumulou divida de R$ 151.681,73. A quantia refere-se ao não recolhimento da Taxa de Serviço Notarial e de Registro e do Fundo Especial do Registro Civil. Ambas são obrigatórias.
De acordo com o relatório da inspeção, o delegatário teria praticado, ainda, atos que, em tese, configuram os crimes de apropriação indébita e peculato. Cópia dos autos foi remetida ao procurador geral da Justiça, que adotará providencias.
Além disso, o ex-responsável pelo cartório de Gloria de Goitá cometeu várias irregularidades na confecção, manuseio e conservação dos livros cartorários.
|