Rafael Costa Da Redação
Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciaram inspeção nas unidades administrativas e jurisdicionais do Tribunal de Justiça (TJ/MT) visando colher deficiências e boas práticas que possam aperfeiçoar o funcionamento do poder Judiciário no Estado. A fiscalização iniciou ontem,
A equipe é composta por seis juízes, desembargadores da Corregedoria Nacional de Justiça e 15 servidores. Todos são responsáveis em coletar informações dos setores de recursos humanos, contabilidade, informática e outros diretamente ligados a administração do Judiciário.
As informações levantadas irão auxiliar na formulação de um relatório a ser apreciado pelo plenário do CNJ, composto por 15 conselheiros, o que poderá culminar em recomendações, determinações ou punições na esfera administrativa.
Estão sendo visitados gabinetes de desembargadores, varas, juizados e cartórios extrajudiciais de Cuiabá para traçar uma radiografia do Judiciário mato-grossense que tem repercutido nacionalmente pelas suspeitas de pagamentos indevidos aos magistrados e servidores e até mesmo em venda de sentença. No entanto, os trabalhos não estão pautados pelas suspeitas de corrupção.
|