Cidade não cartórios, e Procon. têm se deslocar
Apesar dos cerca de 200 mil habitantes, a cidade de Santa Maria não conta com serviços básicos como o de cartórios, Procon, Detran, posto do INSS entre outros. A falta de um maior número de agências bancárias também atinge a população, que constantemente precisa recorrer a outras cidades para ser atendida. O empresário Salustiano Oliveira de Souza explica. "Acabei de vir do Gama. Banco aqui é uma calamidade", diz. Em toda a cidade existem duas agências bancárias, do BRB e da Caixa Econômica Federal. "A cidade deveria ter vida própria. Já tem muitas coisas aqui, mas outras essenciais ainda fazem falta. O Procon mesmo tiraram daqui e INSS não tem", completa. De acordo com o administrador da cidade, José Ricardo do Nascimento, uma nova agência será construída próxima à 33ª Delegacia de Polícia. "O Banco do Brasil vai ocupar o andar térreo todo próximo à Caixa", afirma. Não há previsão do término da obra.
Ele admite que a cidade precisa de mais instituições bancárias, mas ressalta que há outras formas de realizar as operações. "É pouco, mas temos postos de conveniência que também fazem atendimentos".
A cidade não conta com um cartório. O administrador informa que já foi pedido para que construíssem um, mas não foi atendido ainda. Quanto ao Detran, José Ricardo explica que a cidade tinha um posto de atendimento. "Existia, mas as pessoas aqui usam o do Gama, que fica a cinco quilômetros e conta com uma estrutura maior, além de realizar vistorias", conta.
O administrador informou que obras de recapeamento das principais vias e quadras da cidade estão sendo feitas. As paradas de ônibus receberão novas baias, já adaptadas à acessibilidade, além da construção de quadras poliesportivas, campos sintéticos, Vila Olímpica, ciclovias, reformas de praças entre outras. Uma outra delegacia também é prevista na região. "Foi pedida outra na Santa Maria Sul, perto da QR 100", conta.
|