Processos ANOREG
Protesto de Título
Tabela de Custas


Usuário:
Senha:

NOTÍCIAS

24/05/2010
Secretaria de Direitos Humanos e Governo do Estado lançam campanha nacional pelo registro civil nesta segunda-feira
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Governo do Estado de Mato Grosso lançam nesta segunda-feira (24.05), às 14h, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, a Campanha Nacional 2010 de Mobilização pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica. Mato Grosso foi escolhido por ser um dos estados que mais se destacaram dentro da mobilização nacional para erradicação do sub-resgistro de nascimento. Participam do evento o governador Silval Barbosa, a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Roseli Barbosa, o secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Rogério Sotili, representantes do Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, da Associação dos Notários e Registradores e da Associação de Registradores de Pessoas Naturais.

A campanha publicitária deste ano tem como slogan: Certidão de Nascimento. Um direito humano. Um dever de todo o Brasil e continua com o craque Ronaldo, o Fenômeno, como garoto propaganda. Além do jogador, a cantora Margareth Menezes deu o embalo e o ritmo nas peças publicitárias. O desafio ainda é o mesmo que levou Ronaldo a aceitar o convite para estrelar a campanha em 2009: garantir o acesso da população à certidão de nascimento e evitar que bebês e até adultos fiquem sem registro.

O esforço conjunto, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e os estados brasileiros apresenta resultados positivos: a média nacional de crianças sem registro de nascimento caiu mais de 50% em cinco anos. O índice era de 18,9% em 2003, recuou para 12,2% em 2007 e caiu para 8,9% em 2008. Ou seja, em um ano baixou 3,3 pontos percentuais e, pela primeira vez, o índice ficou abaixo de dois dígitos. Nesse ritmo, o Brasil tem a chance de vencer o desafio e reduzir a 5% o índice de crianças sem registro, o que significará acabar com o sub-registro civil de nascimento, de acordo com os parâmetros internacionais.

A Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica faz parte da Agenda Social, lançada pelo governo federal em 2007, e ganhou novo fôlego com a assinatura dos Compromissos Mais Amazônia e Mais Nordeste pela Cidadania, no início de 2009. O engajamento dos estados das duas regiões na causa possibilitou o desenvolvimento de planos de ações regionais e estaduais para acabar com o sub-registro.

Em Mato Grosso a evolução foi grande, em 1997, 44,2% da população do estado não tinham registro de nascimento. Desde 2003, quando iniciaram as mobilizações e as campanhas para erradicação do problema, foram emitidos 42.131 certidões de nascimento, e o índice baixou para 12,7% em 2008. Entre as estratégias adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Setecs, está a realização de Mutirões em regiões mais distantes e a implantação, em 2009, de unidades interligadas dentro das maternidades. Essas unidades servem para encurtar o caminho entre hospitais e cartórios, pois possibilitam que a mãe saia da maternidade com o bebê já registrado e com certidão de nascimento. Em Cuiabá, o Hospital Santa Helena já conta com o sistema implantado e no próximo mês o Hospital Geral será o próximo a receber a unidade. Ao todo 36 maternidades em 31 municípios serão atendidos com este sistema.

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania no país. É grátis e indispensável. Sem o documento, os cidadãos ficam privados de seus direitos mais fundamentais, sem acesso aos benefícios sociais. Adultos, não podem obter a carteira de identidade, CPF e outros documentos.

Informativo
Notícias
Jurisprudencia: Paternidade Socioafetiva. Interesse do Menor.
Jurisprudencia: Penhorabilidade do Bem de Familia. Alegaçao Tardia e Onus da Prova.
TJGO: Construtora e comprador devem quitar dívida de IPTU enquanto imóvel não for transferido
TRF1: Mesmo sem morar no imóvel família garante impenhorabilidade
Brasil quer modernizar legislação para garantir direitos de migrantes
Publicado provimento sobre implantação do Selo Eletrônico em Goiás
Noivo da vítima não tem legitimidade para pedir indenização por morte
Condomínio pode ser equiparado a microempresa
Norma do CNJ facilita viagem de criança ao exterior
CNJ regulamenta registro de nascimento de indígenas
Leia mais...
 
Notícias Destaques
22/03/2016 | CNJ: Corregedoria regulamenta sistema eletrônico de registro...
22/03/2016 | Empresas & Negócios: Novo Código de Processo Civil amplia at...
22/03/2016 | Confiança dos brasileiros nos Cartórios é destaque em pesqui...
11/03/2016 | Escrituras de imóveis beneficiam 370 famílias no Distrito Fe...
10/03/2016 | STJ: Não é possível acrescentar área em processo de retifica...
10/03/2016 | CPC de 2015 torna divórcio imediato
09/12/2015 | Ministério da Justiça da China estreita laços com notariado ...
 
| CONHEÇA A ANOREG | CARTÓRIOS DO DF | PROCESSOS ANOREG - CEF / GDF | NOTÍCIAS |
| PROTESTO DE TÍTULOS | REGISTRO DE FIRMAS | REGISTRO DE IMÓVEIS |
| SINAL PÚBLICO | TABELA DE CUSTAS | FALE CONOSCO |