Campo da certidão de nascimento que identifica o gênero está em branco A certidão de nascimento de um rapaz de 30 anos que vive em Brasília, no Distrito Federal, não identifica o sexo dele. No campo que deveria ser preenchido com gênero "masculino", não está escrito nada. Há apenas um tracejado.
Por conta disso, ele não consegue obter documentos básicos como carteira de identidade e de trabalho. O homem vive com uma mulher há 12 anos e resolveu oficializar a união, mas por conta da falta de documentos, não consegue se casar.
A confusão com a documentação do rapaz começou quando ele foi abandonado pelos pais num orfanato. Ele foi deixado num orfanato com um ano de idade e saiu do abrigo aos 12, para morar na rua. Por isso nunca precisou usar documentos e não buscou corrigir a certidão.
Segundo tabeliões, casos como o do jovem não são raros. Muitas vezes, o médico não consegue identificar o sexo do bebê assim que ele nasce e registra "sexo ignorado" no laudo do nascimento. O registro é mudado pouco tempo depois pelos pais dessas crianças, o que não ocorreu com o rapaz de Brasília.
Por causa do problema, o homem entrou com uma ação na Justiça para conseguir registrar o sexo na certidão de nascimento e aguarda o resultado do processo.
|