As trabalhadoras rurais do município de Caiapônia vão receber documentos básicos no Mutirão da Documentação organizado pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Goiás, nesta sexta-feira (18) e sábado (19). Serão emitidos gratuitamente Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e registro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O mutirão será realizado em dois locais diferentes. Na sexta-feira, o trabalho acontece no Colégio Municipal Geusa Costa Abreu, das 9 às 17 horas. Já no sábado, as atividades serão no projeto de assentamento Cachoeira Bonita, no mesmo horário. O mutirão atenderá trabalhadoras rurais do município e seus familiares. Além da emissão dos documentos, o mutirão vai oferecer palestras sobre saúde bucal, cuidados odontológicos e cortes de cabelo. A programação inclui ainda atividades culturais durante os dois dias.
O Incra/GO espera atingir 550 mulheres nos dois dias e emitir cerca de 700 documentos básicos. Trabalhadoras e trabalhadores rurais sem documentação civil ficam impedidos de serem beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária, além de não terem acesso a várias políticas públicas do Governo Federal, incluindo benefícios previdenciários.
O mutirão faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para a emissão dos documentos, o Incra fez parceria com o Vapt Vupt, a Caixa Econômica Federal, a Delegacia Regional do Trabalho, a Gerência Executiva do INSS e Secretaria de Segurança Publica.
Esta edição do mutirão conta com a colaboração da prefeitura de Caiapônia, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Companhia Nacional de Abstaecimento (Conab), e Furnas Centrais Elétricas. Outras edições do mutirão estão programadas para o segundo semestre de 2008.
Fonte: Portal MDA
|