As autoridades certificadoras pretendem lançar, hoje, uma ofensiva para disseminar o uso da certificação digital entre micro e pequenos empresários no País. O objetivo da campanha é levar a tecnologia a até 3,5 milhões de empreendedores no prazo de três anos. Os certificados, conhecidos como e-CPF Simples, custarão R$ 155, terão validade de um ano e serão do tipo A3. São armazenados em dispositivos conhecidos como tokens USB ou cartões inteligentes com um código digital criptografado que impede a falsificação por ser cifrado.
Esses certificados contêm informações como nome, e-mail, identidade civil e assinatura da autoridade certificadora que o emitiu. A tecnologia substitui a assinatura manuscrita, tem valor jurídico e garante a identidade de pessoas e empresas em transações na internet.
Atualmente, o acesso rápido e seguro a uma série de serviços do governo depende da certificação digital, como o acompanhamento da Situação Fiscal das Pessoas Físicas e Jurídicas na Receita Federal e o acesso a compras públicas por meio dos pregões eletrônicos. “A economia de tempo, a racionalização e os benefícios se pagam imediatamente. Qualquer pessoa pode ter um certificado que possibilita a entrada no mundo digital com segurança a preços muito baixos. Menor do que as tarifas bancárias”, disse Dorival Dourado, representante do Serasa. Para ter direito à certificação digital, o interessado deve se credenciar em uma autoridade certificadora pela internet.
Fonte: Anoreg BR
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