Processos ANOREG
Protesto de Título
Tabela de Custas


Usuário:
Senha:

NOTÍCIAS

26/06/2008
Prefeitura de Vitória monta rede pública municipal de acesso à Internet

A Prefeitura de Vitória vai instalar uma rede pública municipal de conexão sem fio à internet, para transmissão de voz, dados e imagem, que beneficiará toda a população. O primeiro passo do projeto, batizado de "Vitória Digital" será a elaboração de estudos que vão identificar e avaliar as opções de implantação da rede com cobertura de todos os bairros da cidade e também alguns parques e praças, especificamente.

O projeto será coordenado pelo professor Franklin Dias Coelho, do Laboratório de Reestruturação Produtiva e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição com a qual a Prefeitura de Vitória firmou um convênio no último dia, 18, durante o Seminário "Vitória, Cidade Digital". O projeto servirá para preparar os cadernos de obrigações técnicas (termo de referência) que vão compor os editais de licitação para contratação da execução dos serviço de instalação das redes.

O Vitória Digital possibilitará mais do que o acesso em banda larga para toda a população. "A tecnologia é apenas o meio para que possamos modernizar a gestão pública, oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas, e principalmente levar aos seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania", destaca o prefeito João Coser.

O professor Franklin Coelho também reforça a idéia de que o desenho de uma rede de infra-estrutura de transmissão voz, dados e imagem não se resume a um trabalho técnico. "Ele significa a disseminação de uma cultura digital, a inserção da comunidade local na sociedade do conhecimento e uma nova forma de organização territorial a partir de uma dinâmica de redes sociais com conectividade".

Ele destaca que esta nova construção social só é possível quando no processo estão envolvidos os órgãos públicos, as empresas privadas, as organizações não governamentais, as organizações sociais e as universidades. Para Franklin Coelho, "um projeto de cidade digital é acessível a qualquer município. As oportunidades estão disponíveis e podem ser adaptadas para a realidade econômica e tecnológica de cada um. Para implementar, bastam vontade política e uma gestão atenta a ações de inclusão social e digital."

Etapas

A proposta será elaborada com três subdivisões: Projeto I, Projeto II e Projeto III. O primeiro identifica e avalia as opções para implantação de rede sem fio para a cidade, que contemple todas as alternativas possíveis para instalação, condições favoráveis e adversas e as potencialidades do projeto, como a melhoria para os cidadãos e possibilidade de atração de novos empreendimentos.

O Projeto II trata da rede sem fio e acesso à internet para todo o município. Nele está prevista a execução de um "projeto piloto", em dois bairros da cidade - Ilha das Caieiras e Jardim Camburi. Será montado um Centro de Operações da Rede, para monitorar o funcionamento desta experiência piloto.

O Projeto III restringe a instalação da rede sem fio às seguintes praças e praças: Costa Pereira, Praça do Papa, Praça dos Desejos, Praça dos Namorados, Parque Mangue Seco, Parque Barreiros, Horto de Maruípe, Parque Moscoso e Parque Pedra da Cebola.

A partir dos Projetos II e III, serão elaborados os termos de referências para os editais de licitação, com definições das características de compatibilidades desejadas e de radiofreqüência a serem atendidas, o projeto lógico e físico da rede sem fio, as especificações de cada equipamento, com apresentação de cada quesito técnico envolvido, e as respectivas quantidades por item, detalhamento dos serviços necessários à execução do projeto e do software de gerência e segurança complementares para a rede sem fio.

O projeto Vitória Digital trabalhará com um Sistema Híbrido com Suporte Wireless (SHSW), que utiliza uma cobertura de todo o território. O prazo para conclusão do projeto é de cem dias a contar da assinatura do convênio com a UFF. Até esta data entrará em funcionamento o projeto piloto em dois bairros da cidade. O projeto está orçado em R$ 360 mil.

Fonte: Convergência Digital

Informativo
Notícias
Jurisprudencia: Paternidade Socioafetiva. Interesse do Menor.
Jurisprudencia: Penhorabilidade do Bem de Familia. Alegaçao Tardia e Onus da Prova.
TJGO: Construtora e comprador devem quitar dívida de IPTU enquanto imóvel não for transferido
TRF1: Mesmo sem morar no imóvel família garante impenhorabilidade
Brasil quer modernizar legislação para garantir direitos de migrantes
Publicado provimento sobre implantação do Selo Eletrônico em Goiás
Noivo da vítima não tem legitimidade para pedir indenização por morte
Condomínio pode ser equiparado a microempresa
Norma do CNJ facilita viagem de criança ao exterior
CNJ regulamenta registro de nascimento de indígenas
Leia mais...
 
Notícias Destaques
22/03/2016 | CNJ: Corregedoria regulamenta sistema eletrônico de registro...
22/03/2016 | Empresas & Negócios: Novo Código de Processo Civil amplia at...
22/03/2016 | Confiança dos brasileiros nos Cartórios é destaque em pesqui...
11/03/2016 | Escrituras de imóveis beneficiam 370 famílias no Distrito Fe...
10/03/2016 | STJ: Não é possível acrescentar área em processo de retifica...
10/03/2016 | CPC de 2015 torna divórcio imediato
09/12/2015 | Ministério da Justiça da China estreita laços com notariado ...
 
| CONHEÇA A ANOREG | CARTÓRIOS DO DF | PROCESSOS ANOREG - CEF / GDF | NOTÍCIAS |
| PROTESTO DE TÍTULOS | REGISTRO DE FIRMAS | REGISTRO DE IMÓVEIS |
| SINAL PÚBLICO | TABELA DE CUSTAS | FALE CONOSCO |