Processos ANOREG
Protesto de Título
Tabela de Custas


Usuário:
Senha:

NOTÍCIAS

17/06/2008
Cartórios de Matão comemoram dois anos do projeto "Matão+Verde"

A vida precisa de atitudes concretas e não de discursos! As serventias, preocupadas com o meio ambiente, se engajaram e contribuem com o planeta ajudando a promover o projeto, que existe há dois anos, cujo objetivo é Homenagear recém-nascidos com o plantio de árvores, ou seja, a cada criança que é registrada no município, uma ou mais mudas de árvores serão plantadas

O Cartório de Registro Civil de Matão, sob a responsabilidade do Oficial Alberto Scarpa Varanda, diretor regional de Araraquara, e o Cartório de Registro Civil e Notas de São Lourenço do Turvo, sob a delegação do Oficial designado Durvalino Cristiano Wetterich Domingues, preocupados com a questão sócio-ambiental da região, fazem parte de um projeto inovador, que age em prol das futuras gerações, intitulado "Uma nova vida, Matão+Verde". Para o substituto do cartório de Matão, Thiago Teixeira Varanda, os cartórios são "o elo entre a criança que nasce e o plantio".

Segundo o Oficial titular de Matão, Alberto Scarpa Varanda, o cartório de Matão e do distrito de São Lourenço do Turvo agarraram com as duas mãos o convite, feito pelo Grupo "Matão+Verde", para participarem da prática de uma boa ação em conjunto. "Conscientizamos os pais na entrega da certidão, o primeiro registro da criança junto ao certificado da árvore, para o plantio, que acontece sempre no segundo domingo de cada mês. Parabéns a todos que praticam o bem para a humanidade, porque só Deus saberá recompensá-los. Parabéns ao grupo, à comissão e a todos que participam do projeto "Matão+Verde", afirmou Varanda.

A parceria das serventias com o projeto se dá da seguinte forma: no ato do registro de nascimento da criança, os cartorários ficam encarregados de explicar aos pais o objetivo do projeto. Os pais recebem um certificado de papel reciclado, com o compromisso de proporcionar a(o) filho(a) uma cidade com mais qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente.

Todos os meses, os cartorários encaminham ao Grupo e ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura a relação dos nomes das crianças registradas. O Grupo escolhe uma área urbana pública degradada para o plantio de árvores. No mês seguinte, em data, horário e local divulgados na imprensa, acontece o plantio de árvores com a presença dos familiares dos recém-nascidos e de voluntários. Toda infra-estrutura de apoio, a logística da ação, é do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Matão. "Até hoje, não houve sequer uma rejeição ao convite do "Matão+Verde", formalizado pelos cartórios", informa Antônio Carlos Bandeli, um dos membros do Grupo "Matão+Verde".

Fruto de um trabalho em mutirão e com auxílio de voluntários para o plantio, o Grupo "Matão+Verde", que existe há dois anos, brotou na Conferência Municipal de Educação, Cultura e Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Matão nos dias 22 e 23 de outubro de 2005. Sob o lema "Somos a soma dos nossos sonhos", aquela reunião fomentou a inclusão responsável e a criação de grupos que desenvolvessem projetos de participação popular em três segmentos: educação, cultura e meio-ambiente. "Havia a intenção de plantar árvores, recuperar as existentes e melhorar o paisagismo de áreas públicas degradadas da zona urbana, principalmente do Centro de Matão", conta Bandeli.

Já a denominação do Grupo, surgiu oficialmente no dia 10 de novembro de 2005, com o intuito de formar um grupo de participação popular, objetivando plantar uma árvore para cada matonense. Posteriormente, decidiu-se pelo plantio em homenagem a toda criança registrada em Matão. Nos 28 plantios realizados até hoje, sendo dois extras -, 6.053 pequeninas árvores foram inseridas em solos matonenses, homenageando 2.112 crianças. O último plantio aconteceu no dia 08 de junho deste ano, 373 mudas de várias espécies arbóreas foram plantadas em homenagem às 78 crianças registradas em Matão no mês de Maio. "Nosso primeiro plantio ocorreu em 7 de maio de 2006 e a primeira criança a ser homenageada foi Patrícia de Fátima Fernandes, nascida no dia 3 de abril de 2006", revela Bandeli.

Além da enorme importância dos membros dos Cartórios, o Grupo conta, também, com o apoio primordial da estrutura que a Prefeitura cede através do Departamento de Meio Ambiente: funcionários, equipamentos e fertilizantes. As mudas são obtidas por doações de pessoas físicas e jurídicas. "As doações são suficientes para atender a demanda de cada plantio mensal. Integrantes do "Matão+Verde" também preparam mudas em suas casas e doam para os plantios", explica Bandeli.

De acordo com o Oficial Cristiano, da serventia de São Lourenço do Turvo, o projeto conta ainda com o apoio do Dr. Guilherme Athayde Ribeiro Franco, 2º Promotor de Justiça de Matão. "O departamento de urbanismo da promotoria divulga as ações do Grupo "Matão+Verde", fazendo contatos institucionais, além da divulgação pelos próprios membros da promotoria e dos organismos locais de imprensa, é claro. Gostaria de salientar, também, que o projeto vai de encontro com os interesses da Promotoria, que com o lema "conectividade", trabalha em rede. É por isso que eu acredito que o projeto tenha tido êxito nesses dois anos. Não só pela excelente adesão, pelo ganho urbanístico e ambiental, mas pelo sentido de educação que essas famílias adquirem. Agradeço à Arpen-SP pelo espaço e que ele sirva para incentivar outras serventias a criarem projetos e iniciativas como esta", lembra Dr. Ribeiro Franco, um dos entusiastas do projeto "Uma nova vida, Matão+Verde".

Empresas e pessoas físicas também podem contribuir com doação de mudas de árvores etc. Qualquer interessado pode participar do grupo, que se reúne às quintas-feiras (alternadas), às 18h30min, na Biblioteca Municipal, ao lado da Casa da Cultura, em Matão. "Nosso próximo plantio será no dia 13 de julho, homenageando as crianças registradas no mês de junho em Matão. A cada plantio, nossa felicidade aflora. Cada árvore plantada, cada criança homenageada, nos enche de felicidade", conclui Bandeli.

Fonte: ARPEN - SP

Informativo
Notícias
Jurisprudencia: Paternidade Socioafetiva. Interesse do Menor.
Jurisprudencia: Penhorabilidade do Bem de Familia. Alegaçao Tardia e Onus da Prova.
TJGO: Construtora e comprador devem quitar dívida de IPTU enquanto imóvel não for transferido
TRF1: Mesmo sem morar no imóvel família garante impenhorabilidade
Brasil quer modernizar legislação para garantir direitos de migrantes
Publicado provimento sobre implantação do Selo Eletrônico em Goiás
Noivo da vítima não tem legitimidade para pedir indenização por morte
Condomínio pode ser equiparado a microempresa
Norma do CNJ facilita viagem de criança ao exterior
CNJ regulamenta registro de nascimento de indígenas
Leia mais...
 
Notícias Destaques
22/03/2016 | CNJ: Corregedoria regulamenta sistema eletrônico de registro...
22/03/2016 | Empresas & Negócios: Novo Código de Processo Civil amplia at...
22/03/2016 | Confiança dos brasileiros nos Cartórios é destaque em pesqui...
11/03/2016 | Escrituras de imóveis beneficiam 370 famílias no Distrito Fe...
10/03/2016 | STJ: Não é possível acrescentar área em processo de retifica...
10/03/2016 | CPC de 2015 torna divórcio imediato
09/12/2015 | Ministério da Justiça da China estreita laços com notariado ...
 
| CONHEÇA A ANOREG | CARTÓRIOS DO DF | PROCESSOS ANOREG - CEF / GDF | NOTÍCIAS |
| PROTESTO DE TÍTULOS | REGISTRO DE FIRMAS | REGISTRO DE IMÓVEIS |
| SINAL PÚBLICO | TABELA DE CUSTAS | FALE CONOSCO |