O programa Cidadania e Justiça na Escola inicia na próxima semana as suas atividades de 2008. Na segunda-feira, dia 2 de junho, a juíza Maria Isabel da Silva, presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e dos Territórios (Amagis/DF), e o juiz Romero Brasil de Andrade estarão na Escola Classe 302 Norte do Plano Piloto, a partir das 8h30. Na sexta-feira, dia 6, às 13 horas, a juíza Lea Martins Sales recebe alunos do CAIC Ayrton Senna no Fórum de Samambaia.
O programa promove encontros de magistrados com alunos e professores do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas para falar sobre cidadania, ética e justiça. Nas visitas da semana, haverá ainda a apresentação da peça de teatro de bonecos Acredite na Justiça, do grupo Titeritar. Divertidos, os bonecos possibilitam o aprendizado das crianças por meio da brincadeira. No Fórum de Samambaia, alunos e professores terão a oportunidade também de assistir a uma audiência.
Antes dos encontros, as escolas recebem a Cartilha da Justiça, uma publicação em formato de história em quadrinhos que fala de maneira didática e simplificada sobre o funcionamento e o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante as visitas do programa, o conteúdo da cartilha é detalhado pelos magistrados numa conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.
Criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Cidadania e Justiça na Escola é desenvolvido desde 2001 no Distrito Federal, numa parceria entre o Tribunal de Justiça (TJDFT), a Amagis e a Secretaria de Estado de Educação. Em 2007, o programa atendeu aproximadamente 15 mil alunos e encerrou o ano com uma festa de premiação aos vencedores do Concurso de Redação sobre o Tema Cidadania e Justiça e do Concurso Pequenas Grandes Idéias.
Fonte: Site do TJ DFT
|