Nesta semana, como parte do Sistema de Justiça Moderna do TJDFT, já está em pleno funcionamento a inscrição de interessados no cadastro de adoção pela internet. Trata-se do primeiro passo rumo à adoção, que agora está mais acessível e célere. Basta que a pessoa acesse a página da VIJ, no link adoção – inscrição, e preencha os dados conforme solicitado no formulário.
Em seguida, o interessado receberá um número de inscrição e automaticamente já é agendada uma reunião com o pessoal da equipe técnica da Seção de Adoção, momento em que deverá entregar os documentos listados no ato da inscrição.
As reuniões são obrigatórias para quem deseja adotar e acontecem normalmente na segunda quinta-feira de cada mês, com exceção dos meses de janeiro, fevereiro e julho, quando não ocorrem.
Os interessados residentes em outros Estados não podem utilizar essa ferramenta, pois constitui pré-requisito a remessa de cópia de processo de inscrição já finalizado da comarca de origem.
A informatização da inscrição para o cadastro de requerentes contribui para economia de tempo, pessoal e papel. O Supervisor da Seção lembra que essa facilidade não elimina a possibilidade de comparecimento pessoal à VIJ, para dirimir dúvidas e receber informações mais detalhadas.
Fonte: Site do TJ DFT
|