Sob a coordenação dos juízes Gustavo Dalul Faria e Adenito Francisco Mariano Júnior, diretores dos Foros das comarcas de Rio Verde e Itajá, será realizado no dia 6 (sexta-feira) o 1º Encontro Regional do Movimento pela Conciliação da 5ª Região, a partir das 8 horas. Na abertura, a juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, coordenadora-geral do Movimento em Goiás, falará sobre o tema Conciliação - Moderno Instrumento de Pacificação Social: O Nosso Caminho, Um Caminho Possível, seguida do Curso de Capacitação de Conciliadores destinado a juízes, promotores, advogados e conciliadores.
O curso será desdobrado no exame de assuntos relacionados a vantagens de métodos alternativos de composição de conflitos sociais; técnicas de negociação, mediação e conciliação; ferramentas e técnicas gerais apropriadas para resolução de disputas; técnicas de negociação e mediação sobre conciliação e processo de conciliação, e aspectos práticos da sessão de conciliação, vídeo sobre conciliação e discussão. No encerramento, às 17h30, será examinado o tema Como Utilizar o Sistema Informatizado de Estatística do Movimento Nacional da Conciliação.
Além dos juízes Fernando Ribeiro Montefusco, do 9º Juizado Especial Cível de Goiânia e coordenador da Equipe de Capacitação de Conciliadores do TJ-GO; Cláuber Costa Abreu, da comarca de Formosa, e Doraci Lamar, o curso terá como instrutores o promotor Marcelo André de Azevedo e a técnica de informática Iêda Machado Perna, do TJ-GO. Da 5ª Região fazem parte as comarcas de Cachoeira Alta, Caçu, Itajá, Jataí e Mineiros, que integram a 1ª Sub-região; Acreúna, Paranaiguara, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e São Simão, 2ª Sub-região.
O encontro será realizado no auditório do Fórum de Rio Verde. Ao dar as informações, Ângela Maria Andrade Melo, secretária do Movimento pela Conciliação do TJ-GO, disse que terminará amanhã (30) a Semana de Conciliação com Alunos da Universo, iniciada na segunda-feira no 9º Juizado Cível, sob a coordenação do juiz Fernando Montefusco. (Luiz Otávio Soares)
Fonte: Site do TJ GO
|