Um Cartório de Registro Civil será inaugurado no próximo dia 28 de outubro, no Balão do Colorado, para atender a população daquela região, que estava desatendida de serviços cartoriais na área de registro civil. O espaço terá novidades em relação aos cartórios tradicionais. Para explicar essas inovações, o programa Revista Brasília entrevistou o oficial titular do cartório, Marcos Porto.
Porto explica que o cartório de registro civil tem por atribuição principal garantir o estado civil da pessoa, se é separado, casado, brasileiro, estrangeiro, então faz registro de nascimento, de casamento e de óbito, por exemplo.
No Cartório Colorado, os casamentos serão realizados sala de casamento personalizada para os noivos, que também pedem escolher o dia, a hora e o juiz que fará a celebração do casamento. Entre os juízes de paz que colaboram com o cartório, está Abiail Florentina, conhecida como a primeira celebrante de um casamento coletivo homoafetivo. "Ela foi uma das poucas juízas a celebrar esse tipo de casamento", ressalta Porto.
O objetivo é buscar atender esses interesses identificados entre os nubentes do DF, diz Marcos Porto. Atualmente, os noivos preferem o casamento em cartório e apenas 10% casam em igrejas ou em salões de eventos. "Pensando nisso, agora teremos uma sala personalizada, bonita, com espaço para convidados, com horário marcado e com valor tabelado, que é de R$135,55", afirma.
Outra inovação é que o arquivo do cartório será eletrônico e vai evitar usar papel. "Desde o pagamento, possível com cartão de crédito, até a nota fiscal, que será substituída por cupom eletrônico, ao próprio arquivamento e digitalização de todos os documentos", destaca Marcos Porto.
(Fonte: Agencia Brasil)
|