Estado faz parte de banco nacional de documentos digitalizados
Certidões de casamento, nascimento e óbito fazem parte dos dados.
Santa Catarina já possui um sistema integrado de consulta e emissão de dados de registro civil integrado a outros seis estados do país. Na prática, quem precisar comprovar ou reemitir um documento feito em outro estado pode ir até um cartório e adquiri-lo online.
A iniciativa quer integrar até setembro de 2015 os dados de todas as regiões do país. Certidões de nascimento, óbito e casamento fazem parte do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC). Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a disponibilizar informações do registro civil para o banco de dados do Governo Federal.
A consulta de dados está disponível online pelo site do SIRC. Os cartórios também utilizam esse recurso para a solicitação de certidões eletrônicas e digitais. Foi criado também o "Selo Digital", que facilita o processo de comprovação da veracidade do documento.
O SIRC foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e é gerido pelo Ministério da Previdência Social. A iniciativa pretende evitar fraudes na previdência e no sistema financeiro.
É possível obter informações de forma online de registros dos tabelionatos de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Acre. Outros 15 estados estão com sistema em fase de implementação.
(Fonte: Portal G1 - globo.com)
|