Mecanismos que, com um simples toque de mãos, reconhecem o usuário de um caixa eletrônico. Sistemas capazes de "ler" os traços de um rosto e, por meio deles, identificar um cliente. A biometria, o reconhecimento das pessoas por meio de características pessoais, já é uma realidade. E o Ciab Febraban 2007, o maior evento de Tecnologia da Informação (TI) da América Latina, deverá ser o palco onde se apresentarão novidades nesse segmento.
Os patrocinadores do evento, IBM, Itautec, Perto e Diebold Procomp e expositores como a Fujitsu, prometem investir pesadamente para conquistar esse mercado. Nos Estados Unidos, mais de 3 milhões de consumidores já realizam pequenas compras por meio de um sistema que combina leitura de digitais e senhas - informa a revista The Economist. E, no Japão, mais de 2 milhões de clientes realizam saques em ATMs por meio de sistemas de escaneamento de mãos.
No Brasil, a Fujitsu, expositora do Ciab Febraban, fornecedora do Bradesco, já está produzindo o Palm Vein, um sistema de leitura com sensores capazes de reconhecer o padrão das veias das mãos - que, assim como as digitais e a íris, por exemplo, têm probabilidades infinitesimais de se repetir de um indivíduo para o outro. O Bradesco está apostando suas fichas nessa tecnologia que, espera-se, até meados da próxima década, equipará todos os seus 24 mil terminais de auto-atendimento (ATMs). O sistema já está sendo testado comercialmente em 50 agências, sendo 40 na cidade de São Paulo e outras 10 no Rio de Janeiro - cada agência possui um ATM adaptado. "Mas até junho serão 100 agências, com duas máquinas por agência", revela o vice-presidente-executivo Laércio Albino Cezar.
Além da Fujitsu, gigantes como Itautec, IBM, Diebold Procomp e Perto, todos patrocinadores do Ciab Febraban, estão atentos a esse mercado. A IBM, por exemplo, possui mecanismos de autenticação reforçada por biometria facial nos canais de auto-atendimento. Segundo a empresa, a biometria facial foi desenvolvida para permitir o reconhecimento de pessoas, independente das variações características da face humana, suportando diferentes poses, gestos, variações de idade, bem como mudanças de cabelo, barba, bigode, óculos (exceto escuros) e pequenas variações luminosas. Após o registro do cliente o sistema recebe sua foto capturada através de uma câmera digital, instalada no ATM ou mesmo no computador que acessa os serviços do banco pela Internet, e autentica seu registro baseado em um cadastro previamente realizado.
Os aplicativos já despertam a atenção dos setores de TI dos bancos: "Deveremos ter, ainda este ano, implementado em larga escala soluções que utilizam biometria nestes canais (ATMs e Internet Banking)", afirma Paulo Sorelli, executivo da área de Global Technology Services, da IBM.
Já a Perto, fabricante de Terminais de Auto-Atendimento (ATMs), concentra-se em alguns países para os quais exporta, em soluções que incorporam leitura de digitais (um ou mais dedos da mão). Em outros, a ênfase é para sistemas de reconhecimento facial, Palmview ou combinação de ambos. Nori Lermen, diretor comercial da empresa, vê boas perspectivas no mercado externo. "Já estamos exportando produtos de auto-atendimento com dispositivos de biometria que estão sendo efetivamente utilizados".
O CIAB FEBRABAN
O XVII Ciab Febraban, maior evento do setor da América Latina, é realizado pela própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O evento é o principal fórum de discussão de Tecnologia da Informação voltada para o setor bancário do continente, incluindo temas como a Certificação Digital. A organização do Ciab Febraban 2007 informa que seis patrocinadores já asseguraram participação: CPM, Diebold Procomp, IBM, Itautec, Perto e Telemar. A Serasa será co-patrocinadora do evento.
Além disso, 67 das maiores produtoras de TI do mundo já contrataram seus estandes. Entre elas, encontram-se a Cisco, CA, Fujitsu, Microsoft, NCR, Oracle, Politec, SAP, Stefanini, Tata Consultants e Unisys. A Febraban espera que 16 mil pessoas compareçam ao evento e que cerca de 1,6 mil se inscrevam no seu congresso, muitas delas vindas do exterior.
O Ciab Febraban 2007 será realizado em São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Transamérica Expo Center. O tema principal do evento será Mobilidade: "seu banco sempre com você", incluindo a disponibilidade de serviços bancários em telefones celulares. Em torno disso serão discutidas questões como o papel da agência do futuro, Inovação, segurança da Informação e Certificação Digital, TI e maior disponibilidade de crédito, prevenção à fraude eletrônica, bancarização, seguradoras, e outros temas de interesse para tecnologia e definição de estratégias em finanças.
Em 2006, o Ciab Febraban atingiu cifra expressiva de congressistas e de visitantes da exposição, incluindo delegações estrangeiras. Foram 1,5 mil participantes do congresso e 15 mil visitantes. O congresso contou com 20 palestrantes internacionais, 26 mediadores e 74 palestrantes brasileiros - totalizando 120 participações em 29 painéis.
SERVIÇO
XVII Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras.
Data: 13 14 e 15 de junho.
Local: Transamérica Expo Center
Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387, Santo Amaro.
Organização: Febraban - Federação Brasileira de Bancos
Fonte: MAXPRESS - SP (09/03/2007)
|