A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR) realizou, na última quarta-feira (4/3), reunião mensal com a Diretoria e demais convidados na sede nacional, em Brasília-DF.
O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, iniciou a reunião com uma saudação, em seguida convidou o diretor Ary José de Lima para ler a pauta do dia. Os temas abordados na reunião foram: agenda Legislativa, Executiva e Judiciária para 2015; informações dos Projetos de Leis e dos Processos em Tramitação na Anoreg-BR; provimentos e resoluções do CNJ e assuntos gerais.
Inicialmente, Rogério Bacellar informou sobre a atual situação da proposta de provimento da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREM) e institui a Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos registradores de imóveis. Após os comentários, o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), João Pedro Lamana Paiva, expôs sua opinião. Logo após, passou a palavra para o presidente da Anoreg-DF, Allan Guerra, que juntamente com o vice-presidente da Anoreg-BR, Luis Gustavo Leão, e o diretor Ary José de Lima, para pronunciarem sobre o assunto.
Em seguida, o assessor parlamentar Augusto Nardelli informou sobre a atual situação da pauta do Congresso Nacional. Dentre vários projetos que citou destacou que o Novo Código do Processo de Civil foi encaminhado para sanção presidencial.
Em continuidade aos trabalhos, os assessores jurídicos Dixmer Valline Neto, Eduardo Toledo e André Macedo relataram sobre os principais processos em andamento nos Tribunais Superiores.
Em assuntos gerais, o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS), Edson Spindola, e o advogado, Wanderley Marcelino pediram a palavra para comentar sobre a atividade.
Antes de encerrar, Rogério Bacellar comentou sobre a agenda Legislativa, Executiva e Judiciária para o corrente ano. Informou também que o próximo Fórum Internacional da Anoreg-BR poderá ser realizado em Assunção/Paraguai e que será divulgado em breve.
Por fim o presidente agradeceu a presença de todos e comunicou que o teor da reunião contará em ata.
|