Na tarde da última sexta-feira (27/02), a delegação da Zâmbia (país do continente africano) esteve presente no 2º Ofício de Registro Civil de Brasília, com o objetivo de conhecer mais detalhadamente o modelo dos serviços de registro civil do Brasil. Nesta oportunidade, representantes da diretoria da ANOREG-BR ofereceram seu apoio e deixaram a entidade a disposição da delegação.
Estiveram presentes cinco membros do Registro Nacional da Zâmbia, Samuel Mukupih (National Registratium da Zâmbia), Sharon Williams (Oficial da Law Development Association da Zâmbia), Leevan Seba (North Western província da Zâmbia), Kabanda Lisboa (National Registratium da Zâmbia) e Kennedy Chisumpa (Western Provincia da Zâmbia), junto com o diplomata da embaixada da Zâmbia no Brasil, Patson Chilemba. Também esteve presente a representante do Ministério da Justiça, Beatriz Garrido.
O oficial titular do 2° Ofício de Registro Civil de Brasília, Jessé Pereira Alves, explicou como era feito o registro de nascimento, casamento e óbito e retirou as dúvidas dos zambianos, em seguida apresentou os demais serviços e ofereceu um coffe break aos
convidados.
Jessé Alves relatou que existe dentro das maternidades postos de atendimentos do registro civil. “É possível registrar o filho logo após o seu nascimento, basta o pai ir ao cartório dentro do hospital e fazer o registro e a emissão é realizada na hora”, afirmou.
Impressionados com a agilidade da emissão do documento e com todos os procedimentos do registro civil, os zambianos pediram para conhecer também uma maternidade da região. Após deixarem o cartório, a delegação foi levada até a maternidade do Hospital de Brasília, no Sudoeste, onde existe um posto do 2º oficio de registro civil de Brasília.
Os zambianos gostaram da experiência e aproveitaram a oportunidade para disponibilizar os seus contatos aos presentes e levar o conhecimento adquirido para o seu país.
Assessoria de Imprensa Anoreg-BR
|