O Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), ferramenta que automatizou a certificação georreferenciada de imóveis rurais, passará por um processo de otimização. Para discutir melhorias no sistema, no que se refere à conexão com os cartórios de Registro de Imóveis, foi realizada reunião no dia 9/2, em Brasília/DF, com a presença do diretor de Assuntos Agrários do IRIB e da Anoreg-BR, Eduardo Augusto; e do diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Richard Torsiano.
Pelo Incra, também participaram do encontro o presidente do Comitê Nacional de Certificação e Credenciamento, Oscar Oséias de Oliveira; o coordenador geral de Cartografia, Cláudio Roberto Siqueira da Silva; e o assistente técnico da Coordenação Geral de Cartografia, Thiago Marra.
“Nossa intenção é aumentar a capilaridade e a utilização do Sigef. Para ampliar a adesão dos registradores de imóveis, contamos com o apoio do IRIB e da Anoreg-BR”, disse Richard Torsiano. Segundo ele, a ferramenta, lançada em novembro de 2013, já atingiu a marca de 144 milhões de hectares certificados.
Eduardo Augusto afirmou que o IRIB e a Anoreg-BR continuam orientando os registradores imobiliários quanto à utilização da nova ferramenta e que, periodicamente, está atualizando o rol de registradores para seu credenciamento no Sigef.
|