Trata-se da Sala de Serviços Judiciais . Criada para facilitar a busca de informações jurídicas do STJ na internet, a página reúne os principais serviços on-line oferecidos pelo Tribunal.
Com interface simples e intuitiva, a Sala de Serviços Judiciais permite consulta rápida a toda a base de dados pública do STJ. Isso inclui não apenas a jurisprudência e os processos que tramitam no Tribunal, mas também suas súmulas, decisões, acórdãos e atos oficiais. Completo, o menu de Consultas oferece acesso inclusive aos boletins publicados pela Corte, bem como opções de pesquisa em seus Informativos de Jurisprudência e no Regimento Interno da Casa.
A página, porém, não se restringe a atalhos para sistemas de busca. Por meio do menu Serviços, os usuários podem solicitar ações que ajudam ou agilizam o desempenho em trâmites processuais. Ao clicar nas opções disponíveis, pode-se requerer a emissão de certidões de andamento on-line ou efetuar pedidos de preferências de julgamento/sustentação oral e o cadastro de estagiários para a obtenção de cópias dos autos que se encontram no Tribunal.
Mais do que fornecer acesso a conteúdos específicos do STJ, a Sala de Serviços Judiciais pretende estabelecer interconexões entre informações, temas e serviços afins. Para tanto, mescla a oferta de serviços como o Calendário de Sessões da Corte com links úteis para a atuação de advogados e demais profissionais do Direito. Fazem parte dessa proposta atalhos para acessar diretamente o formulário de emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) e para se obter a Tabela de pagamento do porte de remessa e retorno dos autos e a Tabela de preços para cartas de sentenças, certidões, alvarás, traslados, cópias reprográficas e autenticação.
A documentação disponível é completa com uma lista de telefones dos serviços mais procurados no STJ e a versão em PDF do Guia do Advogado, publicação originalmente impressa que traz dicas práticas que visam a aprimorar o atendimento às centenas de advogados que transitam diariamente pelo Tribunal.
Fonte: http://www.stj.gov.br/ (04/092006)
|