No dia 10 deste mês acontece o XII Seminário dos Corretores de Imóveis que vai discutir, entre outros assuntos, a venda de imóveis na planta sem o Registro de Incorporação (RI). O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, Nogueira Neto, declara que 80% dos empreendimentos no Piauí iniciam vendas sem o documento, o que pode trazer prejuízos aos compradores e corretores.
O documento é como a certidão de nascimento do imóvel. “Sem ele, o comprador terá dificuldades para reaver seu investimento caso ocorra algum problema na construção e o corretor é responsabilizado criminalmente, no âmbito da Justiça Federal”, alertou Nogueira.
O presidente do CRECI anuncia rigor contra estes empreendimentos. A entidade já enviou comunicado às construtoras sobre a obrigatoriedade do RI e até realizou cursos com as empresas sobre os procedimentos para se emitir o documento de forma mais célere, o que é feito pelos cartórios de imóveis. “Com a fiscalização estaremos cumprindo nossa obrigação de proteger a sociedade neste mercado, que tem crescido muito nos últimos anos”, comentou Nogueira.
O Seminário dos Corretores de Imóveis do Estado do Piauí acontece no auditório do SESC/SENAC, com o tema: “Ferramentas para o Sucesso Profissional”. A programação inicia às 8h e segue até às 20h, com palestras sobre o mercado imobiliário e o aprimoramento profissional do corretor de imóveis e empresas do setor.
A palestra de abertura será ministrada pelo consultor Luiz Carlos Marinho, com o tema Marketing Pessoal e Imagem Profissional. Outros temas importantes serão discutidos no seminário, como a tributação aplicada à área imobiliária. O presidente do CRECI de São Paulo, José Augusto Viana Neto, falará sobre “O Futuro da Profissão do Corretor de Imóveis”.
Fonte: Site Cidade Verde
|