Este tipo de especialização já existe em São Paulo e no Rio de Janeiro e também será implantado na capital do País.
Outra novidade atende aqueles que querem prestar concurso para ter um cartório. Já a partir do segundo semestre deste ano, os interessados poderão contar com um cursinho preparativo para o concurso público, também em Brasília.
Quem coordenará a implantação dos dois cursos é Fernanda Castro, secretária executiva da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), única entidade de classe com legitimidade para representar os titulares de mais de 20 mil serviços notariais e de registro no País, em qualquer instância ou Tribunal. O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, ressalta que a iniciativa servirá para formar profissionais aptos a atender cada vez melhor a população. Para Rogério Bacellar, o cursinho destinado a advogados também poderá esclarecer dúvidas muito comuns. “Muita gente ainda acha que cartório é herdado e isto não acontece. Os cartórios são um serviço público de caráter privado. Os funcionários dos cartórios são regidos pela CLT. O titular, que é responsável civil e criminalmente por todo e qualquer ato do cartório, presta concurso público. O cursinho é justamente para isto. E não poderia deixar de existir em Brasília, uma cidade onde muitas pessoas estão sempre se preparando para os mais diversos concursos” ressalta Bacellar.
Outra oportunidade para a reciclagem dos profissionais que trabalham em cartório e estudantes de Direito é o Congresso Nacional dos Notários e Registradores que será realizado em Brasília, entre os dias 20 e 23 de novembro. Bacellar ressalta que "o Congresso também está incluído nas iniciativas de aprimorar o conhecimento e a tecnologia dos Cartórios para atender a população de forma cada vez mais eficiente."As informações sobre os cursos e o Concurso serão lançadas no site da Anoreg-BR, no endereço: www.anoregbr.org.br
Fonte: Site Infojur.com.br (19/07/2006)
|