A emissão gratuita das certidões de nascimento on-line nas maternidades como forma de combate ao sub-registro foi o tema abordado pela Rádio Brasil Central (RBC) durante entrevista feita na manhã desta sexta-feira (16) com o juiz Sival Guerra Pires, coordenador do Serviço Eletrônico de Registro Civil em Maternidades (Sercim) e auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO).
Lançado há quase dois meses na Maternidade Nascer Cidadão, o Sercim, desenvolvido pela CGJGO, oferece a qualquer cidadão que necessitar o documento dentro do próprio hospital, antes da alta da mãe, em tempo real, de maneira simples e desburocratizada. É uma ferramenta de interligação entre as maternidades e hospitais previamente cadastrados pelas entidades mantenedoras e os cartórios de registros civis.
Dessa forma, a certidão de nascimento é emitida eletronicamente com a mesma validade daquela obtida diretamente nos cartórios. A vantagem está justamente na redução de tempo e de custos. O projeto conta com a parceria das Secretarias de Cidadania e Trabalho, Municipais de Saúde e Assistência Social de Goiânia e Serviços de Registro Civil da capital.
Fonte: Assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás
|